História dos Testes de Software

Reza a lenda...

Em meados de 1979, nascia os Testes de Software, Glenford Myers publicava seu primeiro livro: A arte de Testar Software ou A Arte dos Testes de Software. Myers no Wikipédia
Muitos dizem que o início dos testes foi com o aparecimento do primeiro "bug"( Diz-se que o termo foi criado por Thomas Edison quando um inseto causou problemas de leitura em seu fonógrafo em 1878, mas pode ser que o termo seja mais antigo. Leia mais no artigo Wikipédia).



Uma fotografia supostamente do primeiro bug (um inseto real) que foi depurado ("debugado") em 1947. Dai o seu uso nos dias atuais.

Os testes de Software no Brasil

Em 15 anos o Brasil começou a despontar até chegar ao topo do mundo em uma competição internacional. Neste capítulo, você verá pessoas que fizeram a diferença nestes 15 anos que separamos e as iniciativas que aconteceram até o cenário atual.

1ª Geração Brasileira

Nos anos 2000 a industria de desenvolvimento de Software ainda era minuscula no Brasil. Quase nada se falava sobre Testes no Brasil, não há relatos e nem testemunhas de testes antes, o que se sabe é que a industria brasileira de desenvolvimento utilizava muito da metodologia cascata, onde os testes eram incluidos após a produção do mesmo, quando eram escolhidos pessoas da empresa para realizar os testes.

Os 'dinossauros' dos testes, assim conhecidos hoje alguns que ainda estão por todo o país, iniciaram nos testes em empresas que desenvolviam softwares mais robustos e logicamente para empresas maiores como IBM, HP, DELL, entre outras. Empresas nacionais começavam a despontar também no cenário de desenvolvimento de software.

Primeiros livros, Primeira Associação

Surgia em meados de 2002-03 os primeiros livros de Testes de Software, Testes de Software(Leonardo Molinari), Base de Conhecimento de Testes de Software(Emerson Rios, Ricardo Cristalli, Aderson Bastos e Trayahú Moreira) este teve 3 edições, a ultima sendo até então a mais atualizada em 2012. Estes mesmos escritores do livro, fundaram uma associação de Testes de Software, ALATS(Associação Latino Americana de Testes de Software).

2ª Geração Brasileira

De 2005 à 2010, a industria de testes começou à aparecer e acompanhar a geração da WEB, empresas de desenvolvimento web abriam as portas e assim apareciam no mercado as primeiras vagas de testes de software.

Primeira comunidade nacional

DFTestes hoje é a maior comunidade de testes do Brasil, em quantidade e em volume de emails trocados por dia. Dela já saíram várias e várias iniciativas, como mesas redondas e até um livro destas mesas redondas Livro DFTestes.

Certificações

A ALATS criou a certificação CBTS (Certificação Brasileira de Testes de Software), e usa como base para as provas o livro Base de Conhecimento em Testes de Software. Bem como cursos pela recém criada ITeste.
O ISTQB, orgão internacional que certifica testadores em todo o mundo chega ao Brasil por meio do BSTQB. Trazendo dois níveis de certificação, o Fundation(CTFL) e o Advanced(CTAL), este avançado com 3 seguimentos(TA, TTA e TM).

Blogs e Empresas de Treinamento

Surgiam novos escritores e incentivadores de conhecimento entre eles Elias Nogueira, Camilo Ribeiro, Fabricio Ferrari, Shmuel Gershon, Sarah Pimentel, E empresas: ITeste de Emerson Rios e Ricardo Cristalli, Iterasys de José Correia e Qualister de Cristiano Caetano.

A ITeste está na história como criadora de um dos processos muito utilizados na decada seguinte à sua criação, por um pequeno e mais importante detalhe: Parceria com MPS.Br. A ITeste foi criada por testadores da 1ª Geração dos Testadores de Software Brasileiros, coincidentemente estes, tinham conhecimento ou até parceria com a 'galera' que criou o MPSBr(foi criado para ser um paralelo ao CMMI), desta forma, foi criado o MPTBr., metódo específico de projetos de testes e melhoria de processos de testes ligados ao MPSBr.

A crise e o BOOM dos Testes

Com o aparecimento das facilidades para divulgação, aparecimento de novos conceitos como VLogs, os divulgadores de testes foram desaparecendo, de 2010 à 2012 apenas Camilo Ribeiro e Elias Nogueira mantinham seus blogs atualizados, muitos das gerações anteriores migraram para a area de programação, analise, bem como alguns até sairam da área de desenvolvimento. Foi quando começaram aparecer blogs e sites de Eduardo Souza, Alan Correia, João Júnior, Leonardo Galani.

Eventos

Desde 2009 ocorre o TDC com uma trilha de Testes.
Em 2012 ocorreu o TEST DAY, evento que reuniu mais de 250 testadores em São Paulo.
A SBQS, realizou o evento anual da SBQS em São Paulo em 2014.
Em 2013 foi anunciado o UAI TEST, mas foi cancelado. Em 2014 o evento ocorreu em Uberlândia MG.
Em 2014 também ocorreram vários encontros de Testes de Software em Fortaleza CE, com destaque ao 2º Encontro de Testadores do Ceará.
Em 2014 ocorreu o EATS, Encontro Amazonico de Testadores de Software.
Em 2014 aconteceu o CESAR-DAY com palestras de testes.

Mais um marco para a área de testes foi a realização do primeiro Hangout With Testers em 2014, organizado pela comunidade de Porto Alegre o GUTS-RS. Evento online que passou a ser mensal desde então.

Testando no Bar e happy hours como eventos

Um happy hour com a galera do trabalho sempre existiu, bem como a galera da área se reunir. O primeiro relato de um Testando no bar com o intuito de discutir novidades e mais informações sobre testes, com uma subjetividade de se relatar e melhorar a área foi em São Paulo, partiu de Shmuel Gershon no DFTestes, convidando a galera em 2013(veja o relato).

Desde então já ocorreram vários encontros em muitas cidades do país:

  • Testando no Bar Fortaleza
  • Testandores no Bar Porto Alegre
  • Testando no bar Uberlândia
  • Testando no Bar Floripa
  • Café com Pão de Queijo e Testes BH
  • Café com Testes Rio de Janeiro
  • Quality Talking Coffee Fortaleza
  • Café com Testes Uberlândia
  • Testando no bar Brasilia

Convide a galera, faça e relate o seu.

COPA DO MUNDO DE TESTES DE SOFTWARE

A Copa do Mundo de Testes de Software, reuniu testadores do mundo todo, já acontecia este evento em anos anteriores, porém só em 2014 foi inserida a eliminatória na América do Sul. Uma equipe brasileira venceu a eliminatória e foi disputar a final com todos os vencedores dos continentes. Lá sagrou-se campeã do mundo.
O Brasil então entrava de vez na história dos Testes de Software com o país subindo ao topo do Mundo.

Novas Comunidades

Entre 2012 e 2014 surgiram várias comunidades: GTS-MG, Agile Testers, GTS-CE e GTS-SC.

3ª Geração e o futuro dos Testes

2015 se iniciou como um ano diferente, no ano anterior havera a disputa da Copa do Mundo de Testes de Software e o Brasil trouxe o titulo, o Brasil começou a ser enxergado por outros países.

Eventos

Desde 2009 ocorre o TDC com uma trilha de Testes.
Em 2012 ocorreu o TEST DAY, evento que reuniu mais de 250 testadores em São Paulo.
A SBQS, realizou o evento anual da SBQS em São Paulo em 2014.
Em 2013 foi anunciado o UAI TEST, mas foi cancelado. Em 2014 o evento ocorreu em Uberlândia MG.
Em 2014 também ocorreram vários encontros de Testes de Software em Fortaleza CE, com destaque ao 2º Encontro de Testadores do Ceará.
Em 2014 ocorreu o EATS, Encontro Amazonico de Testadores de Software.
Em 2014 aconteceu o CESAR-DAY com palestras de testes.

Certificações

Em 2015 a ISTQB através de seu orgão aqui no Brasil(BSTQB), emitiu:

  • CTFL: 619;
  • CTFL-AT: 69;
  • CTAL-TA: 36;
  • CTAL-TM: 28;
  • CTAL-TTA: 2;
  • Total certificados BSTQB em 2015: 752*.

Fonte: Site BSTQB, com certificados *permitidos(na hora da prova, existe um campo de permissão para divulgação).

Fim da ALATS

Muitos foram os esforços da Andrea Cruz (última responsável a tentar reerguer a associação), mesmo assim a ALATS findou-se no inicio de 2015. A Associação criada lá atrás pela geração passada, não aguentou o baque da modernidade e com muitos problemas sendo enfrentados em provas, eventos e judiciais, que decretou o termino da associação onde não havia mais clima organizacional onde nenhum dos diretores, sequer deu esclarescimentos aos cerca de mais de 3000 certificados. Fonte: ex-diretora ALATS.

Novas Comunidades

Em 2015, por sucesso de várias comunidades surgiram novas: GTS-BA, GTC e GTS-DF. Em 2015 GTS-SC virou GUTS-SC.



A história é escrita todos os dias da vida, se você acha que tem algum fato importante que deve ser citado aqui, envie email para: contato@4alltests.com.br.